SEGUNDO MAIOR CRUCIFIXO DO MUNDO E A MAIOR IMAGEM DE JESUS CRUCIFICADO DO BRASIL FICAM EM MANHUMIRIM MINAS GERAIS - MAIOR IMAGEM DE JESUS CRUCIFICADO DO BRASIL ESTÁ LOCALIZADA EM MANHUMIRIM MINAS GERAIS JOÃO ROSENDO ARTISTA PLÁSTICO É O ESCULTOR DA MAIOR IMAGEM DE JESUS CRUCIFICADO DO BRASIL
 

 

 
 
             
I
Noticias
 

O SEGUNDO MAIOR CRUCIFIXO DO MUNDO E A MAIOR IMAGEM DE JESUS CRUCIFICADO DO BRASIL: A DECISÃO É DOS VEREADORES DE MANHUMIRIM

A DECISÃO É DOS VEREADORES...

Santa Rita, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora de Lourdes, São Vicente, São Cristóvão, Santo Antônio, Santa Luzia, Bom Jesus, Nossa Senhora Aparecida, Madre Beatriz, Padre Júlio Maria...

Estes são os nomes de bairros e logradouros públicos de Manhumirim. Uma terra abençoada, berço da Congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora (Sdn).
Terra que venera e luta para, oficialmente, tornar santo o Servo de Deus Padre Júlio Maria de Lombaerde já em processo de beatificação.

A ESCULTURA DE PROPRIEDADE DO ARTISTA PLÁSTICO JOÃO ROSENDO FOI FEITA NO ANO DE 2007 NO GALPÃO DO SR. MARCOS VAZ NO BAIRRO SANTA RITA

 

A ideia dos construtores do cruzeiro em 1952 era colocar uma imagem na época de sua construção, mas não existia profissional no Brasil que fizesse tal escultura com as medidas da cruz de concreto que se erguia no Alto Bom Jesus.

Somente em Portugal existia escultores de imagens em tamanho maior, mas eram muito caras.
No ano de 2007, quando o Jubileu do Bom Jesus de Manhumirim completaria 90 anos, o artista plástico João Rosendo recebeu uma graça do Senhor Bom Jesus e fez uma promessa de doar um Cristo para o cruzeiro de Manhumirim.

Ele começou a esculpir a imagem no galpão de propriedade do Sr. Marcos Vaz, no Bairro Santa Rita.

Mas, o local era atingido por enchentes e João Rosendo parou o trabalho, cortou a escultura em partes e levou para sua residência, onde ficou guardada por aproximadamente dez anos.

No ano de 2016 o artista plástico João Rosendo trabalhava na confecção das estátuas do casal de trabalhadores no almoxarifado da prefeitura. Segundo cláusulas contratuais os materiais deveriam ser fornecidos pelo município, bem como o local para a execução levando em conta o tamanho das esculturas.

Mas, devido à crise financeira, a prefeitura parou de fornecer os materiais para o término das estátuas, e a equipe estava parada sem poder terminar a execução do casal de trabalhadores.

João Rosendo arcava com o pagamento da equipe, alimentação e demais despesas. Foi então que surgiu a ideia de, aproveitando que a equipe que estava recebendo normalmente e sem o que fazer, que o tempo fosse aproveitado para o término da escultura de Jesus crucificado, que faltava apenas a recapagem final e a pintura.

Depois de uma conversa com a prefeita Darci Braga, que a princípio aderiu à ideia, disponibilizando a secretaria de obras para a colocação da imagem no cruzeiro, sendo esta a ÚNICA "colaboração" do município, pois os materiais, mão de obra de terceiros e demais despesas foram arcadas pelo artista autor da escultura.

Então, a imagem foi levada da casa de João Rosendo para o pátio da prefeitura, ele comprou os materiais para terminar o Cristo quase dez anos depois.

Assim sendo, com a colaboração do município em disponibilizar a colocação da imagem no cruzeiro, em julho de 2016 a escultura foi levada para o almoxarifado da prefeitura e  suas partes foram  emendadas .

Toda escultura de grande porte é feita em partes e deitada, e para o acabamento finas se fazia necessário conferir as medidas no cruzeiro.

Então a imagem foi levada suas medidas conferidas e trazida de volta para o pátio da prefeitura.

Faltava então a prefeita Darci Braga enviar o projeto de DOAÇÃO DE OBRA DE ARTE para a Câmara, mas ela não o fez, o tempo passou e seu mandato expirou.

Em outubro de 2017 o prefeito Luciano Machado enviou o projeto de DOAÇÃO DE OBRA DE ARTE para a Câmara de Vereadores, como manda a Lei em caso de doação de bens imóveis e obra de arte.

Uma terra que luta para tornar oficialmente santo o Servo de Deus Padre Júlio Maria, que tem como festa maior o Jubileu do Bom Jesus, comemorado em 14 de setembro, dia da Santa Cruz, que sonha em fomentar o TURISMO RELIGIOSO, será que algum vereador vai votar contra?

Será que algum terá coragem de votar contra um povo que durante 100 anos superlota a cidade para venerar o Senhor do Passos e Crucificado?

Quem tenta agradar a todo mundo, não agrada a ninguém ou quem fica em cima do muro leva pedrada dos dois lados...

Agora a decisão é dos vereadores...

Enchente em Manhumirim na dácada de 40. O comércio sofreu grandes prejuízos e os compradores de café perderam várias sacas. Na foto, o café que restou secando na praça

No momento que a imagem de Jesus Crucificado foi colocada no cruzeiro para conferir as medidas vários fiéis católicos tiraram fotos para marcar o momento histórico

A imagem sendo esculpida no galpão do Sr. Marcos Vaz (Bairro Santa Rita) ano 2007/2008

João Rosendo e Maurício Oliveira Assis e a escultura de Jesus crucificado (residência de João Rosendo)

A escultura na residência de João Rosendo - ano 2008

Documentário com a história do cruzeiro de Manhumirim: um monumento CATÓLICO construído por compradores de café, profissionais liberais, fiéis e comerciantes católicos no ano de 1952 e inaugurado no dia 13 de maio - Dia dos Sacramentinos de Nossa Senhora

Projeto do SEGUNDO MAIOR CRUCIFIXO DO MUNDO e A MAIOR IMAGEM DE JESUS CRUCIFICADO DO BRASIL

 

VEREADORES QUE VOTARÃO NO PROJETO DE DOAÇÃO DE UMA IMAGEM DE JESUS CRISTO PARA MANHUMIRIM

Vereador Alexandre de JESUS, o Xandinho

Ana Paula Bastos Destro

Mário Júnior

Elaine Aparecida Teixeira Freire

Benísio Dias Arbuíne

Roberto Belarmino Fagundes

Anderson Vidal (Dedé)

Jésus Antônio Aguiar

João Batista Vieira

Serginho Borel - Presidente da Câmara só vota em caso de empate

 

 

 

Jornal Boca do Povo - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados