jornalbocadopovo.com - MANHUMIRIM (MG) - Direção João Rosendo - JOSÉ GERALDO BARBOSA
 

 

 

 
 
             
I
 

MANHUMIRIM EM DESTAQUE

 Por José Gerado Barbosa

COMUNIDADE REALIZA NOVENA DA PADROEIRA

Seguindo o tema nacional “Com Maria: escolhidos e enviados em missão”, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro do mesmo nome, antes Vila Rica, recebeu de 03 a 12 de outubro, milhares de fiéis que se reuniram na capela para a novena da Santa Padroeira.

Foram dezenove comunidades da paróquia de Manhumirim, que se prepararam e fizeram bonito todos os dias, louvando a Mãe de Deus.

E começando sempre às 19h30min, os fiéis sabiam que deveriam chegar bem antes, para encontrarem lugar, pois todos os dias a igreja ficou lotada e muito assistiram no pátio (foto). Aliás, um belo átrio, onde diariamente após a celebração, acontecia o movimento social, numa confraternização entre os moradores de diversos bairros.

E no dia da padroeira, missa campal, com hinos “caipiras” numa majestosa louvação à Rainha do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida!  

ELEITOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR

Como aconteceu em todo o Brasil, em Manhumirim foi realizada a eleição para os membros do Conselho Tutelar, dia 06, domingo, na Escola Municipal Dra. Conceição.

Vale lembrar que os conselheiros são responsáveis por zelar pela proteção de crianças e adolescentes, e recebem remuneração, que varia de cidade para cidade.

Eles assumem em 10 de janeiro de 2020 e terão mandato de 4 anos.

É cabível a reeleição por vários mandatos, como aconteceu no município.

A eleição é organizada pelos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente, e fiscalizada pelo Ministério Público.

E escolhidos pela competência e zelo com que atuam, estes foram os eleitos: Edinize, 130 votos, Maricota 115, Leila Dodô, 102, Olga 85 e Wanderleia 79, tendo como suplentes Kelita 77 e Emanuel 19. Merecem parabéns!
(Foto E/D: Emanuel, Kelita, Maricota,Wanderleia, Edinize e Leila).

MANHUMIRIM PRESENTE NO 10º ENCONTRO DA AEXCAM

No sábado, 28  aconteceu o 10º Encontro da Associação de Ex-jogadores Profissionais do Clube Atlético-MG (AEXCAM), realizada na sede social. Ídolos foram prestigiados, aplaudidos, entre eles, Procópio Cardoso, Dadá Maravilha, Reinaldo, etc. De Manhumirim, compareceram o renomado repórter esportivo Roberto Teixeira, do programa Terra Esportes FM 105,7, da Fundação Bom Jesus, Richard Pierre que também teve brilhante carreira como jogador do futsal do Galo Mineiro, na década de 1980 e 1990, ganhando vários títulos, Carlos Roberto Silva, o Robertinho do Grêmio, que jogou no Atlético-MG e foi campeão da Taça São Paulo em 1976 (foto D/E com amigos!) e Juninho Rust, atleticano “roxo” e incentivador do futebol em Manhumirim. Nessa bela festa, organizada pelo presidente da Associação, Eugénio Simões Salomão, foram homenageados atletas, profissionais da imprensa, jogadores, funcionários, com troféus e medalhas. Merecem destaque!

 

ENCERRAMENTO DO JUBILEU E EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Uma gloriosa, alegre, vitoriosa e festiva semana, foi essa do 102° Jubileu do Bom Jesus que se encerra no sábado, dia 14 com a festa da Exaltação da Santa Cruz. Alegria pela confraternização, amor e amizade com que manhumirienses ausentes, romeiros, visitantes, religiosos e outras pessoas de diversas cidades do Brasil demonstraram no Santuário do Bom Jesus. Gloriosa, porque tudo correu com a presteza de Maria, abençoando centenas de voluntários que trabalharam nesses dias; vitoriosa pois o povo correspondeu ao convite e participou ativamente das 51 missas que ficaram repletas de fiéis; e alegre por receber religiosos celebrantes de cidades como Manhuaçu (foto), Luisburgo, Espera Feliz, Martins Soares, Durandé, que junto aos religiosos sacramentinos de Manhumirim, Pe. Marcos, Pe. Edilson, Pe. José de Paula, Pe. Luisinho, Fráter Mateus e o Superior Geral Pe. Mundinho, entre outros, souberam demonstrar com fé, o amor ao Bom Jesus e os preceitos do “sempre presente” fundador Pe. Júlio Maria De Lombaerde.

 

MANHUMIRIM REPRESENTADO NA “FESTA DO QUEIJO DE IPANEMA-MG’

 

Convidado especial por alguns o0rganizadores do evento que acontece todos os anos naquela cidade e se confraternizando com os amigos e ex-colegas do Banco do Brasil, o colunista José Geraldo esteve em Ipanema (MG) com sua família para “conferir” o grande feito. E foi testemunha ocular da décima edição da Festa do Queijo, no dia 08 de setembro, sábado, no Parque de Exposições da CASEMG, aplaudindo o município que entrou novamente para o livro dos recordes com a fabricação do maior Queijo Minas Padrão e do maior Doce de Leite do Mundo (foto). Quando do Curso de Agronegócios, o colunista conheceu os proprietários do Laticínio Dois Irmãos, dos quais ficou amigo e na oportunidade os parabenizou por superar o próprio recorde, produzindo um queijo com 2.284 kg e à Fábrica de Doces Nhá Nair que produziu um doce em barra com 828 quilos.

ARTISTA PLÁSTICO ENTREGA OBRA COM BÊNÇÃOS DO BOM JESUS

Convidado pelo Superior Geral para trabalhos de restaurações no Seminário Apostólico, o artista plástico João Rosendo entregou durante a semana do jubileu, mais uma bela obra. A imagem de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, padroeira dos Missionários Sacramentinos, que fica no alto do seminário foi restaurada pela sua equipe.

Estava deteriorada, escurecida por fuligem, mofo e bolor e sem o Menino Jesus destruído pela ação das intempéries.

A imagem tem aproximadamente noventa anos e foi belamente restaurada e agora Nossa Senhora com o Menino Jesus nos braços (foto). E o artista fala “Agradecemos ao padre José Raimundo, SDN, que nos confiou a tarefa. Mais uma vez nos orgulhamos em poder deixar nossa marca em tão rico patrimônio artístico, cultural e religioso.

Obrigado ao Bom Jesus que nos inspira e nos abençoa. E teremos outras”.

BOMBEIROS DE MANHUMIRIM E MANHUAÇU RETORNAM A BRUMADINHO

O rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro, resultou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil, na região de Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, a 65 km de Belo Horizonte. Foi um desastre industrial, humanitário e ambiental, com mais de 200 mortos e cerca de 93 desaparecidos até então. O objetivo é achar todas as vítimas, sendo que 249 delas já encontradas e reconhecidas. São 225 dias de buscas ininterruptas feitas pelo CBMMG. Faltam mais e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) trabalha com várias frentes e diversos maquinários. E lá estão os heróis reconhecidos 1º Ten Flávio Augusto Pires da Mota, da 2ª Cia de Manhuaçu e desde janeiro, o  1º Sgt. Reginaldo Rufo Fazolo de Manhumirim, lotado no 3º COB de Juiz de Fora. Merecem aplausos e consideração (foto)

ANIVERSÁRIO EM FAMÍLIA CRISTÃ MOBILIZA CIDADE

Numa tarde alegre e festiva, centenas de familiares e amigos se deslocaram para abraçar “Sua Alteza Real” César Augusto Schotte Emerique, que completava um aninho e era celebrado no domingo, 15, no salão de festas de Martins Soares.

Um filho que trouxe bênçãos para o lar cristão de dedicados católicos,  Douglas Dutra Emerique/Verônica Emerique Schotte, (foto), membros de duas queridas famílias daquela cidade, que não mediram esforços para que tudo acontecesse sob as graças do Senhor.

E que satisfação dos emocionados avós Alfredo Antônio Emerique (sempre presente!)/Luciene Silvina Dutra Emerique e Ataíde Elias Schotte/Teresinha Emerique Schotte, que abençoaram tão especial momento!

FBJ PRESENTE NO 25º CONGRESSO PARANAENSE DE RADIODIFUSÃO


Com o tema “A Força da TV e do Rádio Multiplataformas”, foi realizado nos dias 19 e 20 de setembro, o 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão, em Curitiba. Cerca de 350 pessoas, entre empresários, profissionais de rádio e TV, jornalistas e autoridades políticas, como o governador do Paraná, Ratinho Júnior, participaram do evento. A Gerente Administrativa da Fundação Bom Jesus, de Manhumirim, Meire Fófano, participou representando as Rádios Manhumirim AM, Terra FM e Café FM, filial da FBJ, em Espera Feliz. E conheceu bem as tendências, métodos, pesquisas e estudos realizados no meio rádio, além do acesso às ferramentas de gestão para uma aplicabilidade imediata de desenvolvimento profissional da sua equipe de colaboradores. Na oportunidade, Meire trocou idéias com Luciano Pimenta/ Pres. da AMIRT, Rodolfo Machado Moura - Assessor Jurídico, Mayrinck Júnior - Vice-pres da Associação Mineira de Rádio. (foto)

ENCONTRO DIOCESANO DO TERÇO DOS HOMENS EM MANHUMIRIM

Aconteceu domingo, 22, o 8° Encontro Diocesano do Terço dos Homens, com acolhida dos membros de Manhumirim e missionários sacramentinos. Início com a missa às 7 horas, no Santuário do Bom Jesus (foto), depois Café da Manhã, no Salão da Rádio onde aconteceram também as palestras e avisos.

Cerca de cem participantes, de dezenas de cidades, se inteiraram das comunicações feitas pelo Sr. Nagib, Coordenador Diocesano e José Maria de Paula, Coordenador da Forania, este demonstrando a alegria de viver na cidade do Servo de Deus Padre Júlio Maria de Lombaerde e descrevendo suas inúmeras obras na cidade. E já marcado o próximo encontro que será em São João do Manhuaçu, dia 14 de junho de 2020.

Em seguida, a confraternização foi com um delicioso almoço, que selou as vitórias e conquistas desse excelente movimento da Diocese de Caratinga.

 

AML É RECONHECIDA E DECLARADA DE UTILIDADE PÚBLICA

  Aprovado em sessão ordinária, em turno único, o Projeto de Lei nº 27 de autoria do vereador Jésus Aguiar que declara como de Utilidade Pública Municipal a Academia Manhumiriense de Letras.

A declaração de utilidade pública é regida pela Lei Municipal nº 1.142/99 e traz como pré-requisito que a entidade precisa ter personalidade jurídica, mais de 2 anos de funcionamento, cargos não remunerados e os diretores serem pessoas idôneas (foto).

Para manter o reconhecimento precisa cumprir as finalidades para as quais foi constituída.

 Esta declaração traz como benefícios o reconhecimento da idoneidade da associação, ampara as certificações estadual e federal possibilitando isenção de tributos e outros benefícios, além de ajudar a atestar sua credibilidade, lisura e atrair investimentos.

A AML é ativa, valoriza as pessoas da cidade e é reconhecida pela cultura que divulga.

 

SANTUÁRIO DO BOM JESUS E IRMÃ DULCE DOS POBRES

Palavras do pároco de Manhumirim, Pe. Marcos Antônio Alencar Duarte, SDN: “A Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, a primeira santa genuinamente brasileira, que será canonizada no próximo dia 13 de outubro, no Vaticano, pelo Papa Francisco, tem uma profunda ligação com a comunidade católica de Manhumirim.

Ela nunca esteve em nossa cidade, porém fragmentos de seus ossos repousam no altar do Santuário do Bom Jesus. No dia 12 de maio de 2017 teve lugar uma solene celebração da Dedicação do Altar do Santuário, presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo Diocesano de Caratinga-MG, que depositou ali as relíquias de duas beatas: Albertina Berkenbrock e Irmã Dulce, bem como de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão (foto).

Nossa comunidade católica está radiante por saber que esta santa tão querida pelo povo brasileiro mora também em nosso Santuário, junto com o Servo de Deus Pe. Júlio Maria De Lombaerde.” Só bênçãos!

MÊS DAS VOCAÇÕES: DOMINGO DEDICADO A LEIGOS E CATEQUISTAS

Este quarto domingo é dedicado aos leigos e catequistas. Os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários, tendo consciência do chamado de Deus, participam ativamente da Igreja e do Reino, contribuindo para a caminhada e o crescimento das comunidades rumo a Pátria Celeste.

Em Manhumirim a atuação é tão presente, que podem ser chamados de leigos sacramentinos, pois são pessoas ligadas à Congregação Sacramentina, como os vicentinos, ministros da palavra e da comunhão (foto), pessoas que educam, evangelizam, participam de equipes de liturgia, dirigem comunidades, apresentam programas nas rádios, coordenam comunidades, etc. etc.

E homenagem também para o Ministério do Catequista. Eles que são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã, preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.

A Igreja não deve e nem pode viver sem os leigos e catequistas!

(Foto: Pe. Mundinho/SDN celebra acolhendo novos ministros/Com. Santa Rita)

LIONS CLUBE E SUAS INÚMERAS CAMPANHAS BENEFICENTES

 

Exemplar e aplaudido em toda região, o Lions de Manhumirim neste ano do seu 45° aniversário de fundação, intensificou o número de campanhas favorecendo entidades e pessoas necessitadas. Com uma diretoria muito comprometida e atuante, presidida pelo CL Adalberto Knupp (de chapéu!), os companheiros e companheiras, domadoras, membros do Leo Clube não mediram esforços para em apenas cinquenta dias, arrecadar e fazer doações de centenas de frutas, milhares de roupas e agasalhos na Praça Padre Júlio Maria e de dezenas de gorros e cachecóis para os assistidos no Abrigo São Vicente de Paulo (fotos). E para breve, o sensacional Boneca e Gatinho Lions, Festa do Dia das Crianças, Natal dos Pobres e muito mais. E aproveita para relembrar dos sentimentos pelas perdas da companheira Sônia Mota Ribeiro (esposa do Tristão) e do CL Carlinhos de Manhuaçu!


SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

 

Com o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, teve início em Manhumirim as celebrações da “Semana da APAE”. No primeiro dia, 21 de agosto, um belo desfile pelos ruas da cidade, chamou atenção para a sociedade se inteirar e participar desta campanha; e nos demais dias foram muitas as comemorações, com a participação dos clubes de serviço, igrejas, escolas do município, palestras e divulgação ampla pelas emissoras de rádio da Fundação Bom Jesus. Nunca se viu uma dedicação tão integral, como do presidente, diretores, funcionários, profissionais, educadores, serviçais e claro, alunos, todos que sabem das necessidades da causa. E assim, com término previsto para dia 28, mais um evento apaeano que vai sensibilizar o povo em geral. E este povo vai corresponder, pois estarão juntos na 10ª Festa da Solidariedade, dia 1º de setembro, com um show de prêmios a serem sorteados, na Praça da Rodoviária, a partir das 15 horas. Numa campanha desse naipe, não tem como deixar de ajudar...

“TURMA DA BOLA” RECEBE NOVOS UNIFORMES

Uma das mais atuantes entidades de Manhumirim, totalmente dedicada a formar jovens desportistas, a “Turma da Bola” entregou na segunda-feira, 19 de agosto, no Ginásio Poliesportivo Amigos do Esporte, mais de 120 uniformes completos aos seus atletas.

Felizes por terem condições de bem representar a cidade em eventos. Excelente a presença de amigos e autoridades, e mais ainda espetacular o apoio de várias lojas comerciais que patrocinaram os kits.

Por isso, numa noite festiva, o atual presidente Roberto Godoy Ecard, agradeceu emocionado a todos, em especial ao fundador e presidente de honra José Luiz Gomes, o Ite e os demais colaboradores e professores voluntários: Bruno Itaboraí, Joyce Monteiro, Rodrigo Lima, Udson de Souza e aos parceiros que com muita boa vontade, participaram das doações! 

PEREGRINAÇÃO NO MÉXICO: IRMÃ TERESINHA DE CARVALHO

Uma atuante freira sacramentina, ex-diretora do Colégio Santa Teresinha esteve em missão no México e fez um resumo desse frutífero passeio evangelizador. Entre dezenas de visitas e celebrações, Irmã Teresinha Carvalho de Oliveira/SDN descreve, resumindo: “Fomos 20 peregrinos para o México no dia 04 de agosto, com sacerdotes da diocese de Campanha. Visitamos a Basílica Moderna, a Antiga Basílica e outras Igrejas próximas. Participamos da Missa no Santuário. Pudemos testemunhar a fé, a religiosidade e luta daquele povo.

A peregrinação ao Santuário de N. S. de Guadalupe, despertou em todos a fé e devoção, sendo envolvidos por um clima de alegria e bênçãos (foto: Ir. Teresinha, 4ª da D/E). Chegamos muito contentes e enriquecidos com a experiência fraterna em nosso grupo e com quem nos relacionamos na cidade do México. A história e a fé do povo mexicano muito edificam.

Os conhecimentos adquiridos, o contato com outras culturas, a experiência de vida sempre nos tornam melhores. Por isso somos agradecidos a Deus que nos proporcionou realizar tão bela viagem.”


SEMANA DA FAMÍLIA: COLÉGIO SACRAMENTINO CELEBRA DIA DOS AVÓS, DIA DOS PAIS

Como é de praxe no Colégio Santa Teresinha, acontece com muita pompa e bom gosto as celebrações de datas marcantes em que envolve pais e alunos.

E na Semana da Família não foi diferente, pois foram três dias de comemorações super-animados. No dia 07, quarta-feira, foram as apresentações dos pequeninos do maternal, emocionando a todos os vovôs presentes (foto); depois, dia 08, quinta-feira, uma hiper-celebração com direito a palestra do pároco local, Padre Marcos de Alencar Duarte, SDN, em que os alunos encantaram mais um vez os vovozinhos; e na sexta-feira, 13, comemoração dos dias dos pais em cada sala de aula, onde os presentes choraram de alegria ao ver seus filhos lhes falando de amor e carinho e o quanto eles são valiosos. Destaque para as confraternizações durante os três dias, com muitas quitandas e chazinhos especiais para os presentes.

Mais uma vez o Colégio Santa Teresinha mostra porque é destaque no ramo da Educação.

Estão de parabéns!


PALESTRA EDUCACIONAL CONTRA AS DROGAS

Numa bela iniciativa do ex-atleta e atual diretor da Escolinha Nossa Senhora de Lourdes, Miltinho Santana, foi sem dúvida alguma a palestra educacional realizada dia 09 de agosto na Igreja da comunidade, pelo Cabo Venzel, acompanhado do Sargento Batista, ambos da PM (foto). 

Em menos de uma hora ele ilustrou e encantou a todos os presentes, muitas lideranças de diversas comunidades, tudo sobre a conseqüência do uso/tráfico de drogas, medidas de proteção, dados estatísticos envolvendo crimes para quem cai nessa perdição e muito mais.

Conseguiu prender a atenção das dezenas de convidados, sendo homens e mulheres pais de família, catequistas, professoras e em especial os garotos que jogam seu futebol na Escolinha do Miltinho e que ali receberam mais instruções de como evitar esse terrível mal.

Vale lembrar que o treinador luta com muitas dificuldades para educar seus garotos e com essa palestra conseguiu mais uma vitória com eles.

E agradecido presenteou Cabo Venzel com uma camisa do time da Escolinha.  

UMA DATA ESPECIAL DE PEDRO PAULO E VITÓRIA: 25 DE SETEMBRO

Um notável colaborador da Fundação Expansão Cultural e dedicado lutador pelo jornal Tribuna do Leste, fez questão de comemorar na Igreja seus 15 anos de casado. Assim fica a homenagem para o simpático casal Pedro Paulo Serri e Vitória Maria Ferreira de Magalhães Serri, que juntamente ao pequeno filho João Gabriel orou e pediu bênçãos ao Senhor na quarta-feira, 25, por um matrimônio cristão e bem vivido. Merece parabéns!

SINDICATO DOS PRODUTORES INTENSIFICA REALIZAÇÃO DE CURSOS

Cada vez mais atuante e pronto para presentear seus associados com cursos atrativos, o Sindicato dos Produtores Rurais presidido por Isaac Malta Júnior e tendo como Mobilizador, Rudson Cúrsio, está merecendo destaque. E um deles, aliás, muito especial foi o de Solda Elétrica, capacitando dezenas de participantes (foto). Vale lembrar que soldagem com arco elétrico, popularmente conhecido como solda elétrica é a mais comum forma de soldagem de ferro e aço usada no mundo.

Esse tipo de soldagem ainda que simples de ser feito exige do iniciante uma boa dose de paciência, pois a sensibilidade do operador é fator fundamental, além disso, em certos casos se não souber como agir pode causar mais estragos a peça do que soldagem propriamente dita.

 

 


PARA ACESSAR MATÉRIAS ANTIGAS DO COLUNISTA JOSÉ GERALDO BARBOSA CLIQUE ABAIXO NO LINK:

CULTURA

 

Jornal Boca do Povo - CULTURA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO -Copyright 2010 - Todos os direitos reservados