jornalbocadopovo.com - MANHUMIRIM (MG) - Direção João Rosendo - JOSÉ GERALDO BARBOSA
 

 

 

 
 
             
I
 

MANHUMIRIM EM DESTAQUE

 Por José Gerado Barbosa

ACADEMIA MANHUMIRIENSE DE LETRAS: LUCIANA SIQUEIRA ANDRADE

Uma das mais jovens e competentes membros da AML, ocupa o cargo de vice-tesoureira, é a entusiasmada Luciana Siqueira Andrade.

Filha de Célio Andrade e Célia Maria Siqueira (sempre presente!), Luciana é formada em Pedagogia pela Unopar, Universidade do Norte do Paraná e agora está cursando Direito na Fadileste.

Já se abrilhantou em diversos cargos na prefeitura, como na Escola Especial Hyla Tomé Rabello, nas municipais Doutora Conceição e Narciso Rabelo, por 14 anos, cheia de amigos e excelentes lembranças. Hoje presta seus inestimáveis serviços na Secretaria Municipal de Saúde, onde é dedicada e amada, pois sempre alegre, fã de música e de boas leituras, tem sempre algo a comunicar com seus colegas, fruto da pequena biblioteca familiar que usa. Por isso e muito mais, Luciana é mais um membro da Academia de Letras, que tem tudo para engrandecer a cultura e educação na cidade.

INAUGURADA A PRAÇA “NUR ABI-GANEM MUSSI

Tarde festiva de 03 de fevereiro, sábado, a brilhante advogada Clarisse Mussi Assad, recebeu convidados, amigos, autoridades, companheiros de academia, familiares, para inaugurar uma bela pracinha (foto), em homenagem à querida mãe, Nur Abi-Ganem Mussi.

Foi uma “doação” da amada família que veio para o Brasil e em Manhumirim, amorosamente recebida, prestando relevantes serviços.

Em seus discursos, Clarisse e o prefeito Luciano fizeram questão de exaltar que estavam realizados nessa parceria, pois é mais um lugar de encontro e lazer da cidade.

Situada na Rua Elias Mussi, pai de Clarisse, a praça possui um grande totem, com imagem de Nossa Senhora da Penha, placa de bronze, bancos, muros, gradis, uma bela vista para outros bairros.

A cidade se manifestou através dos discursantes, sob a bênção de Deus, dada pelo pároco Pe. Marcos Alencar-SDN, deixando todos encantados e agradecidos.

Parabéns!


(foto E/D: Jésus (ver.), Kátia e Luciano, Clarisse, Pe. Marcos e Adilson (Sec. Obras)

 

 

 

RITA DE CÁSSIA SILVA SANGLARD, É A MESTRE DAS LIBRAS

O Decreto de Lei 5.626 sancionado em 22 de dezembro de 2005 exige que todas as instituições de educação no Brasil (básica e superior) devem ter instrutores e profissionais de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em seu quadro de magistério.

E em Manhumirim atua uma das mais competentes mestras de Libras da região: Rita de Cássia Silva Sanglard. Humilde e dedicadíssima, Rita possui pós-graduação em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia(cursando), pós-graduação em Intérprete, Tradução e Docência em Libras, Curso de Sistema Braille, Educação Especial, Mestrado em Educação pela UFOP, cursos de Capacitação e outros em várias universidades do Brasil. Atualmente está cursando 2ª Licenciatura em Letras Libras, pela Faculdade Eficaz, em Maringá, PR, presencial em janeiro e julho, total de 2.800 horas.

Participou de inúmeros simpósios, congressos, sendo habilitada a ministrar aulas em faculdades e universidades. Faz tradução de palestras e celebrações, além de ministrar vários cursos em Manhumirim.   
(foto em Maringá: ao centro, com colegas e mestre)

ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA MINISTROS DA PALAVRA

 

A paróquia de Manhumirim, sempre atenta na formação de seus fiéis e colaboradores, fez acontecer dia 06 de fevereiro, terça-feira, o primeiro encontro do ano para Ministros Extraordinários da Palavra (MEPA).

Com a presença de treze participantes, entre novatos e já atuantes, Pe. Marcos soube muito bem mostrar mais uma vez, como deve ser a atuação dos ministros, à luz da Igreja e sob orientação do Papa Francisco.

Excelente encontro (foto), que deverá acontecer sempre de dois em dois meses, agora com mais aprofundamento na palavra de Deus, a Sagrada Bíblia.

Para o próximo, dia 09 de abril, um grande número deverá comparecer, pois vale a pena ser um colaborador da Igreja e aprender ainda mais sobre a religião católica que todos amam.

 

 

 

 

 

PARA ACESSAR MATÉRIAS ANTIGAS DO COLUNISTA JOSÉ GERALDO BARBOSA CLIQUE ABAIXO NO LINK:

CULTURA

 

Jornal Boca do Povo - CULTURA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO -Copyright 2010 - Todos os direitos reservados