jornalbocadopovo.com - MANHUMIRIM (MG) - Direção João Rosendo - JOSÉ GERALDO BARBOSA
 

 

 

 
 
             
I
 

MANHUMIRIM EM DESTAQUE

 Por José Gerado Barbosa

PROJETO KUNG FU NAS ESCOLAS: “UM EXEMPLO CHAMADO GABI”

O diretor, professor, lutador de artes marciais e proprietário da Escola Minas Whusu, Rogério Andrade fez um importante depoimento sobre uma aluna deficiente visual e que superou as expectativas em suas aulas.

Rogério escreveu: “Quando fomos fazer a seletiva da E. M. Dra. Conceição uma aluna, Gabi nos chamou e falou que queria aprender Kung Fu. Vi ali um enorme desafio, posto que ela tem deficiência visual completa. Falei que depois entrava em contato para marcar as aulas, tentando elaborar uma forma de ensinar aquela menina. Decidi por montar uma aula especial para ela e para outro aluno, um cara fera o Pedro que é autista.

Através do tato e da audição desenvolvi uma comunicação eficiente para ensinar. Uma das formas era eu fazer o movimento e ela vinha tateando meu corpo para ver a posição dos braços, dedos, cotovelos, pernas, joelhos e pés.

Logo os benefícios da prática foram sentidos, ela melhorou muito seu equilíbrio, postura corporal e senso de direção. Hoje, treina e se desenvolve quase que naturalmente, para alegria dos familiares e amigos”.

Uma bênção!

DIA DO MEIO AMBIENTE E O CLUBE DOS PROTETORES DOS PÁSSAROS

Poucas cidades fizeram manifestações sobre o Dia do Meio Ambiente, 05 de junho, mostrando o interesse e a preocupação em conservar o que existe de belo na natureza.

E em Manhumirim, o belo são os canários-da-terra (Sicalis flaveola) que vivem livremente em todas as ruas e bairros.

Em ambientes domésticos, ele pode viver cerca de 30 anos.

Conseguem se reproduzir em idade já bem avançada, mas sua proteção e acolhimento devem ser contínuos para preservação da espécie. Em 06 de outubro de 1997 foi criado em Manhumirim, o Clube dos Protetores dos Pássaros, que chegou a ter 60 membros, cuidadores em especial do canário, alimentando-os e evitando que fossem levados para outras cidades, devido ao grande valor.

O clube não perseverou e hoje inúmeros moradoes fazem questão de alimentá-los de manhã e à tarde, fazendo assim um ato de louvor, que deveria ser geral no município.

(foto na casa do colunista)

 

 

 

 

ASSOCIAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Utilizando uma frase como lema, “Nem toda deficiência é visível”, um grupo de voluntários criaram uma importante entidade, a AVAPE - Associação para valorização das pessoas com deficiência (foto).  Estatutos prontos, profissionais liberais, músicos que irão dar aula só para eles, pedidos para facilitar locomoção nos prédios públicos, professora de Libras, apoio das Câmaras de Manhumirim, Durandé e Martins Soares, da Fundação Bom Jesus, Rádios Manhumirim AM e Terra FM, implantação do Método Braille em todo o município, são algumas das ações e atividades de seus criadores.

Várias entrevistas, boletins, mensagens nas mídias, palestra no Lions Clube estão sendo realizadas para melhor divulgar essa utilíssima associação.

Vale lembrar a ARPODE em Manhuaçu (MG) e hoje juntas poderão fazer muito mais pelos necessitados. 

AALP EMPOSSA NOVA DIRETORIA

Dia 06 de junho, quarta-feira, numa reunião de originais artistas, simples e produtiva, na sede do Lions Clube, foi empossada a nova diretoria (de transição, com mandato de um ano!) da Associação de Artistas e Livres Pensadores - AALP. Tomaram posse o presidente, José Antonio Soares, vice, Ana Maria da Silva, tesoureiros Sandro Miranda e Juciel Gonçalves, secretários José Geraldo Barbosa e Rémisson Hott e membros do Conselho fiscal, Wellinton Coura, José Pedro de Lima e Luis Monteiro de Castro Dias e do Conselho Deliberativo, Derli Rodrigues Bó, Aristides Januário Pinto e José Cardoso.

A AALP congrega talentos de toda natureza, como escritores, jornalistas, escultores, poetas, cantores, mágicos, instrumentistas, chefs de cozinha, pintores, entre outros. Declarada de utilidade pública, estadual e municipal, goza de grande prestigio na região.  

Merecem todo apoio, pois elevam o nome da cidade em todos seus atos.

Parabéns!

 

 

PARA ACESSAR MATÉRIAS ANTIGAS DO COLUNISTA JOSÉ GERALDO BARBOSA CLIQUE ABAIXO NO LINK:

CULTURA

 

Jornal Boca do Povo - CULTURA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO -Copyright 2010 - Todos os direitos reservados